quinta-feira, 16 de setembro de 2010

TERRITÓRIOS LIVRES

Encaminhando.

Amanu - Educação, Ecologia e Solidariedade
www.associacaoamanu.blogspot.com
Grupo Aroeira - Ambiente, Sociedade e Cultura
www.icb.ufmg.br/grupoaroeira


---------- Mensagem encaminhada ----------

MST ocupa fazenda em Funilândia-MG



Cerca de 100 famílias do Movimento dos Trabalhadores(as) Rurais Sem Terra – MST, ocuparam nessa madrugada de segunda dia 13 de setembro de 2010, mais uma fazenda improdutiva no município de Funilândia, divisa com Sete Lagoas, 100 km de Belo Horizonte.

A fazenda de nome Granja Manoa é de propriedade de Oto Guimarães Mourão, e está abandonada há vários anos. O proprietário tem o título de apenas 97 dos 520 hectares da propriedade. O que caracteriza ser terra devoluta. Além disso, a propriedade possui duas matrículas junto ao INCRA, mais um sinal de irregularidade.

Próxima a Sete Lagoas a fazenda está em uma região invadida pelo agronegócio, pela monocultura do eucalipto, sofrendo os impactos do modelo de desenvolvimento que abusa do uso de agrotóxicos, concentra renda, não emprega, e destrói o meio ambiente.

A ocupação tem por objetivo que a propriedade cumpra sua função social, e ainda visa desenvolver a agricultura familiar na região e a produção de alimentos saudáveis para a cidade.

É mais uma vitória dos trabalhadores e trabalhadoras do campo, menos um latifúndio no Brasil e em Minas, menos desemprego e violência nas cidades, mais um passo na construção de um Projeto Popular.

Reforma Agrária: Por justiça social e soberania popular!


--
Postado por Pedro Otoni no Agência de Notícias Brigadista em 9/13/2010 06:28:00 AM

Nenhum comentário: